sábado, 6 de março de 2010

Organização e tratamento de dados

Propósito principal do ensino
Desenvolver nos alunos a capacidade de ler e interpretar dados organizados na forma de tabelas e gráficos, assim como de os recolher, organizar e representar como o fim de resolver problemas em contextos variados relacionados com o seu quotidiano.

Objectivos Gerais de Aprendizagem
Com a sua aprendizagem, no âmbito deste tema, os alunos devem ser capazes de:
- explorar e interpretar dados organizados de diversas formas;
- realizar estudos que envolvam a recolha, organização e representação de dados e comunicar utilizando linguagem própria deste tema.


Textos de apoio para professores do 1º Ciclo
Sentido do número e organização de dados
Brochura de apoio ao desenvolvimento da organização e tratamento de dados
Análise de dados
Brochura de apoio ao desenvolvimento da organização, análise e interpretação de dados


Diagramas de Veen, Carrole de Árvore
A classificação e contagem de objectos são tarefas indicadas para o início do trabalho neste tema. Os diagramas de Venn e de Carroll devem ser utilizados logo que se começam a fazer as primeiras classificações, possibilitando a organização de dados de uma forma simples. As tabelas e as representações gráficas a usar, bem como a forma como se elaboram, dependem dos dados a analisar e dos aspectos que se pretendem evidenciar.

O diagrama de Carrol divide o plano em quatro regiões associando a cada uma delas dois atributos: um na direcção vertical e outro na direcção horizontal. Então, para se conseguir posicionar uma peça no jogo a criança tem que ter em conta dois critérios de classificação ao mesmo tempo. Este pode ser um ponto interessante para introduzir a negação do atributo; “vermelho” - “não vermelho”.

O diagrama de Venn pode ser interpretado como "a relação entre o conjunto A e o conjunto B no qual pode haver alguns (mas não todos) elementos em comum". A região onde os grupos se intersectam chama-se intersecção.

O diagrama de árvore começa com um item que ramifica em dois ou mais. Parece uma árvore, com tronco e várias ramificações. Ele é usado para quebrar grandes categorias em mais finas e maiores níveis de detalhe. Desenvolver o diagrama de árvore ajuda a mover o pensamento passo a passo de generalidades para detalhes.


Tarefas a utilizar na organização e tratamento de dados
Tarefa 1 - tarefa direccionada para o 1º ano
Tarefa 2